sábado, 6 de julho de 2013

HOMEM SUJEITO ÀS MESMAS PAIXÕES QUE NÓS

Tem uma palavra que está ardendo no meu coração há bastante tempo, quando a escutei em um Culto da Vitória. O texto se encontra em Tiago capítulo 5, versículo 17 e 18 que diz assim: “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto”.
Você consegue imaginar isso comigo? Primeiro que Elias era um homem como eu e você, com as mesmas paixões, resumindo ele era humano, com os mesmos sentimentos que eu e você possuímos. Mas quando ele orou Deus ouviu sua oração e fez com que não chovesse durante três anos e seis meses. Isso se chama intimidade com Deus! Uma coisa muito importante a se destacar, é que Elias estava dentro da vontade de Deus. E Deus só vai responder nossas orações se buscarmos Ele em primeiro lugar, obedecer a sua palavra, amar e seguir os seus ensinamentos.
Estudando um pouco da história de Elias podemos perceber alguns aspectos que trouxeram essa intimidade com o Pai. Começando pelo seu nome que significa “Jeová é Deus”, Elias foi chamado para um ministério profético em um período de grande crise espiritual, moral e social em Israel. Mesmo em tantos problemas, Deus viu em Elias coragem e determinação. Às vezes nos dias de hoje já não é fácil profetizar, mas olhe a que ponto Elias colocou sua vida em risco, profetizando contra as pessoas que tinham o poder nas mãos, o rei Acabe e sua esposa Jezabel. Às vezes parece fácil depender de Deus, mas não é simples assim, é preciso ter fé. Quando Elias foi ameaçado por Jezabel, após a morte dos profetas de Baal, perdeu o animo e acabou desejando a morte, parecia o fim de Elias, mas Deus é maravilhoso e nos surpreende. Nesse momento Ele envia um anjo para lhe dar água e pão e com a força daquela comida ele caminha 40 dias e 40 noites até chegar a Horabe. Quando Elias chega a Horabe ele se esconde em uma caverna. Vamos meditar um pouco sobre a caverna. Muitas pessoas falam: “estou na prova, estou na luta, estou em uma caverna”. Observando essa passagem consegui entender a diferença de quando você está na prova porque é plano de Deus, ou quando você está porque é o seu plano, é o que você quer, você escolheu entrar na caverna. Esse foi o caso de Elias, observe que ELE ENTROU NA CAVERNA, Deus não mandou ir pra caverna. Isso fica claro quando Deus lhe pergunta: Que fazes aqui Elias? Ou seja, Deus queria que Elias entendesse que ali não era o seu lugar. No momento que Deus fala com Elias em voz mansa e suave, suas forças foram renovadas e ele sai daquela caverna para prosseguir com o propósito divino. A caverna que muitas vezes nos encontramos é por falta de confiança em Deus. Deus até permite que entramos nela, mas esse não é seu objetivo conosco, Ele quer que prossigamos em fazendo a sua obra, realizar sua missão, aquilo que ele planejou para cada um de nós.
Elias ainda passou por muitas outras situações, foi muito usado nas mãos de Deus, até para ressuscitar uma criança (se você deseja ler sua história completa está em I Reis 17.1 à II Reis 2.11), mas Deus recompensou toda a dedicação e a conduta de Elias, onde a Bíblia nos diz assim:

“E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho” (II Reis 2.11)


Elias foi arrebatado! Ele não precisou passar pela morte, Deus deu esse privilégio em entrar no céu em um redemoinho. Aleluia, isso é fascinante! A história desse homem nos traz grandes ensinamentos, e meu pedido a Deus é que possamos seguir o exemplo de Elias e sermos profetas corajosos em não temer as pessoas, mas confiar plenamente na vontade de Deus e ouvir a voz do Espírito Santo. Que onde passarmos nessa terra pessoas vejam a luz de Deus na nossa vida, e que não tenhamos medo em fazer aquilo que Deus nos mandar fazer!

Fica conosco hoje e sempre, amém!

9 comentários:

  1. Grande mensagem! Precisamos ter intimidade com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Grande mensagem! Precisamos ter intimidade com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Abençoada mensagem,esses dias eu estava tentando me esconder numa "caverna", mas Deus na sua infinita misericórdia me tirou de lá, louvado seja o nome do Senhor!!!!! Peço nesse dia mais e mais intimidade com Deus!!!!

    ResponderExcluir
  4. amém
    como é maravilhoso ouvir palavras que nos ajudam a crescer no conhecimento de Deus. principalmente vindo de uma bela jovem. com todo respeito. é que os jovens hoje não querem conhecer á Deus.
    parabéns , pelas palavras inspiradoras.

    ResponderExcluir
  5. poxa,muito bom mesmo ,gloria a Deus

    ResponderExcluir
  6. Intimidade com DEUS, esse deve ser o nosso objetivo, pois um dia estaremos com ELE eternamente: Eu estava trabalhando e uma pessoa aproximou de mim para me envolver de conversa e SUBTRAIR meu pertences que estava na minha bolsa... E eu sem maldade não percebí a a intenção dela, e quando fui pegar minha janta, foi que percebi que tinha sido traído... ENTÃO nesse momento eu dobrei meus joelhos e disse: "Meu DEUS eu estou trabalhando para adquirir meu sustento enquanto isso essa pessoa subtrai meus pertences ENTÃO SENHOR, não deixa que essa pessoa durma e nem consiga alimentar enquanto não devolver meus pertences, no dia seguinte em lágrimas ele foi devolver minha bolsa com tudo sem mexer em nada, tinha dinheiro tinha muitos pertences de valor mas ela não pegou nada devolveu tudo do mesmo jeito." ISSO É INTIMIDADE COM DEUS ALELUIA. GLÓRIAS A DEUS.

    ResponderExcluir
  7. Amém Deus sempre tem o melhor pra nós glórias aleluias 🙏🙌👐

    ResponderExcluir
  8. Que linda mensagem! Deus abençoe!

    ResponderExcluir