quarta-feira, 7 de maio de 2014

TORRE DE HANÓI

Deus é bom, sim Deus é muito bom! Cada dia que passa me surpreende mais com o seu amor, seu cuidado e sua maravilhosa maneira de me ensinar as coisas.

Ontem à noite em uma analise sobre a decisão correta a tomar diante do silêncio de Deus e no desejo de fazer Sua vontade, perguntei: qual o melhor caminho a seguir? Esperar e apenas caminhar? Ou tomar uma decisão e lutar por aquilo?
Pensando sobre isso Ele me fez lembrar a Torre de Hanói.
Você conhece? Vou explicar...
A Torre de Hanói é um "quebra-cabeça" que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. Para 7 discos são necessários 127 movimentos.
 
Agora quero fazer uma comparação da Torre de Hanói com a Vontade de Deus!
 
Seria muito fácil e rápido transportar todos os discos de um pino para o outro se não existisse a regra “em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo”, assim como nas nossas vidas seria muito fácil também fazer Deus adaptar Sua vontade aos nossos desejos. Porém Salomão diz o homem planeja seus caminhos, mas o SENHOR é quem determina seus passos.” (Pv 16.9) Não adianta, estamos sob a Vontade de Deus, Ele sabe o que é melhor para nós, é preciso seguir seu mandamento “amar a Deus sobre todas as coisas” para alcançar o caminho que Ele tem planejado.
 
“Nunca podemos colocar um pino maior sobre um menor”, e muitas vezes fazemos isso na nossa vida. Achamos que nossos desejos, vontades, ansiedades são maiores que o poder de Deus, e optamos pelo caminho mais fácil, escolhemos duvidar da grandeza do Senhor e decidimos agir por nós mesmos. Mas lembre-se de Mateus 7.13: “entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela.”
Mas se temos invertido os pinos da vida, é preciso parar, pedir perdão e recomeçar. Agir sem olhar para os lados, e buscar unicamente agradar o Senhor. Mesmo sendo difícil, é sempre mais seguro trilhar a Vontade de Deus! Hoje pode parecer apenas sofrimento, mas tudo que plantamos hoje, vamos colher amanhã. É melhor plantar lagrimas de obediência hoje, do que colher lágrimas de desacertos amanhã.
127 movimentos! Quando você está na metade do "quebra-cabeça", dá uma vontade de desistir, parece que já foram tantos movimentos e ainda não terminou. Vem um pensamento: será que está certo mesmo?
Duvido que nunca passou isso pela sua mente, ou você nunca orou falando “Deus eu não aguento mais!” É normal da nossa carne. Queremos viver dias alegres, sorrindo, realizar nossos sonhos, desejos, não ter problemas e buscar a tão desejada felicidade humana. Mas em lágrimas fico imaginando como seria nosso caráter e o que aprendíamos com Deus se tudo na nossa vida fosse fácil? Quanto tempo eu e você dedicaríamos em oração se ao pedir uma coisa em segundos Ele realizasse?
Quando penso nos sofrimentos e lutas que passamos nessa vida, lembro-me das palavras de Romanos capítulo 8: "Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor". (Romanos 8.18,22,28-39)
E quando terminar o “quebra-cabeça” vamos ter alcançado nosso objetivo. Se seguir todas as regras estabelecidas pelo Senhor seremos recompensados com o melhor de tudo: a garantia da vida eterna, a salvação em Cristo Jesus! Mas não sofra por antecedência, Deus nos ama! Como um Pai zeloso ele também cuida dos seus filhinhos, e se os seus desejos dessa vida estiverem embaixo da Vontade Dele, creia, nada pode impedir Seus propósitos. O que eu e você não podemos é colocar prazos para o Dono do Tempo. Quem decide a hora certa de cada coisa, é Ele!
Então meu conselho para mim mesmo (sempre!), e para você, se assim desejar, é: ESPERE CAMINHANDO! Caminhe em direção ao alvo (JESUS) e lá estará todas as bênçãos que Ele tem preparado.
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (Filipenses 4.6)
Esperamos no Senhor! Amém.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

AFLIÇÕES


“Como palavras são inadequadas para transmitir o extraordinário valor de Cristo! Às vezes, lágrimas de gratidão comunicam o que palavras não podem expressar por completo.”

Em meio a tantas lágrimas, dores e aflições eu faço minha as palavras do Salmista Davi: “Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.” (Salmos 119,71)
É difícil ter que falar isso, mas nesse um ano de momentos de aflições tenho aprendido tantas coisas. Nos momentos difíceis aprendemos a confiar em Deus, a esperar, ter paciência e não sermos ansiosos e querer fazer as coisas da nossa maneira, porque o Senhor Jesus está no controle de todas as situações, Ele é o Deus presente em nossas vidas que cuida de tudo!
Além disso, todas as provas que enfrentamos na vida são para adquirir experiências com o Pai, aprender com nossos erros, nos aproximamos mais Dele, e descobrimos o poder da oração.
Ainda não estou preparada para falar de tudo que tenho aprendido e tudo que tenho passado, mas no tempo oportuno estarei contanto meu testemunho e glorificando o Senhor (eu creio!)
As lágrimas escorrem pelo meu rosto, molham o meu travesseiro à noite, caminham comigo durante o dia, mas elas me ajudam a lembrar de que por mais dolorido que tudo isso seja, ELE ESTÁ ME ENSINANDO OS SEUS ESTATUTOS.
Se você está passando por momentos difíceis na sua vida, aproxime-se do Senhor e lembre que as experiências que Ele tem para te dar são muito maiores do que o sofrimento que tens passado. E quanto mais próximo estiver Dele, mais fácil será a caminhada até onde Ele pretende te levar.
Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. (Romanos 8.18)
Amém!