terça-feira, 11 de agosto de 2015

MISERICÓRDIA E GRAÇA

Se a misericórdia não viesse do amor ela não resultaria em graça!

Se fosse resumir minha vida em uma frase, acho que a encontrei acima. O verdadeiro amor que encontrei em Deus, derramou sobre mim sua misericórdia e me fez caminhar em graça.

.
A Misericórdia e a Graça de Deus andam juntas, porém possuem significados diferentes. Misericórdia é quando Deus não nos dá o mal que merecemos, não somos castigados pelos nossos pecados. Graça é quando Deus nos concede o bem que não merecemos. Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é estender bondade aos indignos. São como os dois lados de uma moeda, geralmente andam de mãos dadas, pois quase sempre o exercício de um demanda a aplicação do outro. Graça e misericórdia são frutos da bondade de Deus, é a essência do Evangelho de Jesus Cristo; e é isso que torna o Evangelho superior a toda e qualquer religião.

Na Palavra de Deus em Efésios 2.3-5 diz:
“Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).”

Para exemplificar isso Deus colocou no meu coração um exemplo. Entramos em uma loja chamada AMOR. Lá encontramos uma prateleira enorme com inúmeros cristais e a seguinte frase: QUEBROU! PAGOU! Você se apaixona por um cristal e quando vai pegar ele escorrega da sua mão. Muitas pessoas olham e começam a te julgar, mas o gerente escuta e vai até você, olha e diz eu sou Deus e derramo minha misericórdia sobre ti. E, além disso, te dou um cristal totalmente gratuito, muito melhor do que o que você tinha escolhido.

É uma história tão simples, mas escutei o Espírito Santo contar no meu ouvindo enquanto comecei a lembrar da misericórdia que o Senhor derramou sobre mim, tantos pecados, tantos defeitos, tantas maldades, iniquidades e mentiras que me levariam para a cruz, mas o AMOR entrou em ação e Sua misericórdia não me fez pagar nada por isso, pelo contrário Sua graça me deu vida e salvação eterna.

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. (Tito 2:11)

Aleluia! Nossos pecados foram apagados, nenhuma condenação há sobre nós, pois vivemos um evangelho de misericórdia e graça!


O pecado pode ter nos deformado, mas a graça e a misericórdia de Deus nos possibilitam uma mudança essencial, isto é, uma transformação do próprio ser. Isso, e somente isso, é que nos torna aptos a permanecer na presença de Deus.

2 comentários: